Um estudo recente publicado pelo SEBRAE Nacional apontou que aproximadamente 25% das empresas brasileiras fecham as portas com menos de 2 anos de existência. Esse potencial pode chegar a mais de 50% dos negócios com menos de 4 anos.
O principal fator responsável pelo encerramento prematuro está na falta de planejamento prévio: mais da metade dos empreendedores não levantou informações de mercado nem planejou itens básicos como clientes a focar, concorrentes, capital de giro necessário, fornecedores, tampouco localização do seu negócio.
Essa característica não é exclusiva de empresas de pequeno porte. Mais de 60% das empresas brasileiras de grande e médio portes não seguem um planejamento estratégico.
Isso reflete um comportamento característico da nossa cultura, de tomar iniciativa e concentrar esforços na execução, agindo de maneira instintiva e corrigindo problemas na medida em que acontecem. Por um lado, somos mestres em improvisar e extremamente flexíveis; por outro, deixamos a desejar nos quesitos planejamento e organização.
Com isso, o tempo que economizamos em não planejar acaba sendo consumido em múltiplos na hora de executar. Com um pouco de sorte e ajuda divina, o negócio dá certo – infelizmente na minoria das vezes, como o estudo citado anteriormente comprova.
Por mais que não faça parte de nossos hábitos, a realidade é que o tempo gasto para planejar cuidadosamente antes de executar é talvez um dos melhores investimentos que um empreendedor pode fazer para o sucesso do seu negócio.
Tomemos como exemplo a Alemanha: lá, o planejamento é de fato um dos principais diferenciais da gestão alemã, porque facilita a execução e a cumprir o que é prometido no prazo estabelecido. Nada é feito sem análise, de forma impensada. Tudo passa por estudo e estratégia.
Realizar um planejamento para o negócio requer experiência e muitas vezes a ajuda externa não só é bem-vinda, mas fundamental para um trabalho adequadamente abrangente e profundo.
Seja na fase de ideação e modelagem de um novo negócio, quando se desenha a estratégia para criar e entregar valor aos clientes, ou na definição de estrutura e recursos para executar a estratégia e impulsionar um negócio, uma consultoria experiente em planejamento e gestão será capaz de fazer as perguntas certas e apontar lacunas e pontos chave que precisam ser cobertos a fim de maximizar as chances de sucesso do empreendimento.